Geração X
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Bemvindokc

Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...


Participe do fórum, é rápido e fácil

Geração X
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Bemvindokc

Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...
Geração X
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cubo Mágico (Começou a Guerra)

4 participantes

Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Tosta Sex Jan 14 2011, 01:47

Cubo Mágico (Começou a Guerra) 839560 O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik". Nesse mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). Ernő Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm.
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Cubomagico
Se lembra dele???

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.

Todos já devem ter brincado com o cubo mas acredito que ninguem aqui do Geração X já tenha o resolvido... Cubo Mágico (Começou a Guerra) 464319
É um quebra cabeça muito complexo porém quando solucionado pela primeira vez fica extremamente simples e torna-se sim um "brinquedinho de criança"...

Existem competições mudiais e recordes incríveis envolvendo esse lindo cubinho de plástico...
Podem procurar por vídeos no Youtube por pessoas que o resolvem em apenas 7 segundos e outros que solucionam usando os pés...

Eu nunca consegui organizar os 6 lados dessa incrível invenção de Rubik, porém uma das minhas metas para esse ano é me tornar um "Cubista" ou "Cubber" como a galera que meche com isso ai é chamada...

Consigo montar dois lados com muita rapidez e já cheguei a faltar uma única peça para montar 3 lados. Cubo Mágico (Começou a Guerra) 489758
Sei que o segredo está nos algoritimos e nas noções tridimensionais que o brinquedo empõe, uni todo um material de pesquisa e farei ainda essa semana a aquisição de um novo cubo para me empenhar nessa tarefa que será solucionar todo o cubo mágico.

Entendam um pouco mais do que quero explicar...

Cubo Mágico (Começou a Guerra) 220px-Rubiks_cube_by_keqs

Solução ótima
Utilizando a teoria dos grupos, Gene Cooperman e Daniel Kunkle testaram não apenas movimentos individuais, mas também grupos de movimentos, de forma a otimizar a solução. Foram 100 milhões de movimentos por segundo, até chegar ao resultado final.

E parece haver espaço para melhorias nos cálculos. Em 1997, o professor de ciência da computação Richard Korf afirmou que a solução ótima para o cubo de Rubik é de 18 movimentos. Até então, o melhor método, chamado de método Fridrich, elaborado por Jessica Fridrich, possibilitava a resolução do cubo em menos de 30 segundos.

Algoritmo de Deus
Um algoritmo que conseguisse resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de movimentos possíveis é designado por "algoritmo de Deus", assim denominado porque, supostamente, seria necessário ter sabedoria de um ser superior para realizar tal proeza. Em 2005, o menor número de movimentos para resolver o cubo era de 28. Em 2007, passou a 26. Em 2010, foi provado que o número exato é 20. Para chegar a esse cálculo, alguns matemáticos, um engenheiro do Google e um programador dividiram o problema em 2.217.093.120 partes. A partir daí, os pesquisadores usaram a infraestrutura da companhia americana para processar os dados, chegando à conclusão.

Aplicação Prática
Uma das possíveis aplicações práticas desse algoritmo é, por exemplo, na Criptografia de Dados através da Permutação.

Recorde
O recorde mundial de menor tempo para solucionar o enigma do cubo mágico é de 6.77s conseguido pelo australiano Feliks Zemdegs em 2010.

Não quero bater nenhum recorde busco apenas a solução para esse enigma que me encomoda desde que tenho 5 anos de idade... Já é hora de vencer esse brinquedo...

Alguem me acompanha nessa jornada...???
Tosta
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Perloi14
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 11101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Very-g10

https://geracaox.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Jack Sex Jan 14 2011, 01:57

Que enorme e maçante falta do que fazer Tosta... :015:

SAHSAUHSAUASHUSAHAUSUHSAHUASHUUHSUHSSAH

Zuera cara, ja mechi muito nessa coisa e mal consegui um lado e meio...espero que você consiga terminar o seu! (e torço para que no final não se abra uma parede dimensional em seu quarto e dela saia um exército de Cinobites liderados por Pinhead...piada apenas para aficionados do cinema terror :018:)
Jack
Jack
Moderador
Moderador

Mensagens : 165
Idade : 34
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Per0210
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 11101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Very-g10

http://www.estranhoblogdejack.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Rogermalatiko Sex Jan 14 2011, 11:06

Tosta escreveu:
Não quero bater nenhum recorde busco apenas a solução para esse enigma que me encomoda desde que tenho 5 anos de idade... Já é hora de vencer esse brinquedo...

Alguem me acompanha nessa jornada...???

Opa tamo ai pra isso mesmo pois tambem tenho essa trauma desde quer
tiinha meus 7 anos nunca cnsegui montar mais que um lado dele.... Cubo Mágico (Começou a Guerra) 739609
Entao vamos nessa para conceguirmos destruir esse brinquedo que tanto me fez chorar por nunca consegui brincar com ele......
Rogermalatiko
Rogermalatiko
Chegando Lá
Chegando Lá

Mensagens : 225
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Per0310
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 11101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Very-g10

http://twitter.com/rogermalatiko

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por mill house Sex Jan 14 2011, 12:22

eu sempre consegui montar um lado só...
mas tem um jeito pratico e rapido de montar todos os lados.... ...é só vc dismontar o cubo magico e o remontar de jeito que vc quiser kkkkkkkkk :015: :018:
mill house
mill house
Chegando Lá
Chegando Lá

Mensagens : 145
Idade : 29
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Per0210
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 33101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Good10

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Tosta Sex Jan 14 2011, 12:37

Vamos lá então...
Sem floods e adicionando contéudo ao tópico...


Como já tenho um parceiro nessa jornada primeiros passos...
Abaixo você pode ver os 3 tipos de peças que o cubo possui: Centros, Meios e Cantos
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Centros Cubo Mágico (Começou a Guerra) Cantos Cubo Mágico (Começou a Guerra) Meios
centers corners edges

Outra coisa importante é entender a diferença entre resolver uma face e uma camada.
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Face Cubo Mágico (Começou a Guerra) Camada Cubo Mágico (Começou a Guerra) Camada2
Face Branca resolvida - Camada Branca resolvida - Camada do Meio
Observações importantes

Os centros não se movem entre si. Isso quer dizer que você tem que fazer cada cor ao redor do respectivo centro.
Os cantos não podem ocupar o lugar dos meios e vice versa.(eu sei que pode parecer óbvio, mas algumas pessoas se confundem com isso)
Uma boa maneira de decorar os algoritmos (sequências de movimentos para se obter um certo resultado) é entender como eles funcionam.
Observar o deslocamento das peças nos movimentos ajuda a ver o que está acontecendo, e isso facilita a memorização.
Os algoritmos apresentados aqui são os que eu mais gosto.
Logicamente, existem (muitos) outros. Ache os que funcionam melhor pra você, do contrário será mais difícil ganhar velocidade.
Outra dica é imprimir uma folha com os algoritmos que se quer aprender. E aprendê-los aos poucos. Não adianta imprimir 100 deles achando que vai ser fácil...imprima 10 ou 20 primeiro. Quando tiver aprendido, imprima mais alguns, e assim por diante.

Em breve alguns dos algoritomos...
Tosta
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Perloi14
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 11101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Very-g10

https://geracaox.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Rogermalatiko Sex Jan 14 2011, 17:32

Tosta escreveu:
Observações importantes

Os centros não se movem entre si. Isso quer dizer que você tem que fazer cada cor ao redor do respectivo centro.
Os cantos não podem ocupar o lugar dos meios e vice versa.(eu sei que pode parecer óbvio, mas algumas pessoas se confundem com isso)
Uma boa maneira de decorar os algoritmos (sequências de movimentos para se obter um certo resultado) é entender como eles funcionam.
Observar o deslocamento das peças nos movimentos ajuda a ver o que está acontecendo, e isso facilita a memorização.
Os algoritmos apresentados aqui são os que eu mais gosto.
Logicamente, existem (muitos) outros. Ache os que funcionam melhor pra você, do contrário será mais difícil ganhar velocidade.
Outra dica é imprimir uma folha com os algoritmos que se quer aprender. E aprendê-los aos poucos. Não adianta imprimir 100 deles achando que vai ser fácil...imprima 10 ou 20 primeiro. Quando tiver aprendido, imprima mais alguns, e assim por diante.



Bom acho que deu para confundi um pouco mais pois tentei e tentei e tentei mas nadas disso foi muito util mas mesmo assim ja evolui pois agora consigo um lado e meio vivaaaaaa Cubo Mágico (Começou a Guerra) 976366
Rogermalatiko
Rogermalatiko
Chegando Lá
Chegando Lá

Mensagens : 225
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Per0310
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 11101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Very-g10

http://twitter.com/rogermalatiko

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Tosta Sáb Jan 15 2011, 14:32

Alguns passos...

1º Passo


O primeiro passo é formar uma cruz em um dos lados. Você pode começar com a cor que quiser. Eu escolho o amarelo (às vezes o branco, quando está mais fácil). Começar sempre com a mesma cor pode ou não ser melhor...depende de cada um. Tem pessoas que começam em qualquer cor e são muito rápidas. Outras começam sempre com a mesma ou às vezes a cor oposta (no meu caso branco-amarelo). Você decide.

Depois de cada etapa do método eu coloquei algumas dicas. O ideal é você conseguir fazer todas sem olhar as dicas. Mas se não conseguir, não tem problemas. As dicas ajudam também se você quer resolver mais rápido.

Um detalhe importante é que você deve montar a cruz de acordo com os centros vizinhos. Não adianta colocar o meio branco/azul junto com o centro vermelho.



  • Uma dica é achar um dos meios brancos e alinhá-lo com o centro
    branco. Depois, procure outro e alinhe com sua outra cor (não o branco).
    Então, gire essa face pra alinhar o adesivo branco com o centro branco.
    Talvez seja preciso tirar temporariamente alguma peça que já está
    resolvida.
  • Outra dica interessante é que você não precisa montar a cruz
    diretamente em seu lugar. Como assim? Você pode posicionar os meios
    brancos corretamente uns em relação aos outros, mas não necessariamente
    alinhados com seus centros correspondentes. Depois é só ajustar a face
    de baixo pra alinhá-los.


2º Passo

O próximo passo é completar a primeira camada. Para isso, você deve posicionar os cantos. Essa parte é relativamente fácil. Você talvez consiga sozinho. Mas se não conseguir, os 3 casos que podem acontecer são esses:

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube


  • Um jeito que eu ensino a fazer os cantos é assim: se a parte
    branca dele está nos lados (não em cima), você gira a face na qual ela
    está. Depois é só girar a camada de cima pra alinhar os brancos e
    desfazer o primeiro giro. É mais fácil explicar mostrando no cubo, mas
    acho que dá pra entender.
  • Um detalhe importante é que nem sempre os cantos estarão na
    camada de cima. Eles podem estar também na de baixo, inclusive em seus
    lugares, mas girados incorretamente. Nesses casos, coloque outro canto
    qualquer no lugar do que está errado, e depois coloque-o em seu lugar.



3º Passo

Agora vamos completar a camada do meio, colocando os 4 meios que não possuem a cor branca (ou a que você tenha feito primeiro). São apenas 2 casos:

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube


  • Um jeito legal de se pensar é assim: você primeiro alinha o meio
    (que está na camada de cima) com seu centro. Aí existem 2 opções - ou
    ele vai para a direita ou para a esquerda. Você sempre começa o
    algoritmo girando a camada de cima para o lado oposto ao que ele vai. Desse jeito fica mais fácil decorar as seqüências.
  • Assim como os cantos da primeira camada, os meios da segunda nem
    sempre estão na camada de cima. Eles podem estar na do meio, no lugar de
    outro ou no seu próprio lugar, mas girados ao contrário. Nesses casos,
    use uma das seqüências pra colocar outro meio em seu lugar e depois
    posicione-o no lugar certo.
4º Passo

O passo seguinte é fazer uma cruz na última camada (no meu caso, amarelo). Aqui podem acontecer 3 situações: nenhum meio amarelo junto com o centro, 2 meios em lados opostos ou 2 meios em lados adjacentes. Pode acontecer de já ter uma cruz formada. Nesse caso, é só seguir para a próxima etapa. São apenas 2 seqüências nesse estágio:

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube

Se não tiver nenhum meio amarelo, faça uma das duas seqüências que você terá um dos dois casos acima.

5º Passo

A próxima etapa é orientar os cantos da última cor. Podem acontecer 7 casos diferentes (8 contando com o caso já resolvido). Mas você pode usar só 2 seqüências. Se quiser, as outras 5 estão nas dicas; ajudam se você quer fazer mais rápido. As duas básicas são:

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube

Usando essas duas você pode resolver os outros casos, que tem 2 ou 4 cantos errados.

6º Passo


Está quase acabando...a penúltima etapa é posicionar os cantos da última camada. E sem bagunçar sua orientação. Usando 2 seqüências você resolve essa parte. Ambas fazem um ciclo com 3 cantos, mas cada uma em um sentido.

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Pll04 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Pll03
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube

Quando 2 cantos estiverem certos e 2 errados, lado a lado, um jeito
fácil é posicionar somente um canto. Assim, 3 ficam errados. Mas nem
sempre é assim. Às vezes tem 2 certos e 2 errados, mas na diagonal.
Nesse caso, você faz uma das 2 seqüências. Assim, você ficará com 1
certo e 3 errados.

7º Passo


Agora o passo final: posicionar os meios da última camada. Essa parte é fácil. Em metade das vezes você vai ter 3 fora do lugar e 1 certo. Na outra metade, todos os 4 estão fora do lugar. Todos os casos podem ser resolvidos com essas 2 seqüências:

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Pll02a Cubo Mágico (Começou a Guerra) Pll01a
Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube Cubo Mágico (Começou a Guerra) Imagecube

Repare que as duas são quase iguais. A única diferença é o sentido dos
U. Você coloca o meio que já está certo atrás. Aí olha em qual sentido
os meios vão girar. Esse sentido é o mesmo que você vai girar o lado

Se todos os meios estiverem fora do lugar, é só aplicar uma das duas seqüências e você terá um dos casos acima.

Apenas um tutorial que tem me ajudado... Ainda estou em 3 lados... Cubo Mágico (Começou a Guerra) 714578
Tosta
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Perloi14
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 11101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Very-g10

https://geracaox.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por mill house Dom Jan 16 2011, 12:39

vc's podiam organizar um canpeonato de cubo magico kkkkk
mill house
mill house
Chegando Lá
Chegando Lá

Mensagens : 145
Idade : 29
Geração X Evolution System 1.0 Cubo Mágico (Começou a Guerra) Per0210
Cubo Mágico (Começou a Guerra) 33101010
Atuação no Fórum : Cubo Mágico (Começou a Guerra) Good10

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo Mágico (Começou a Guerra) Empty Re: Cubo Mágico (Começou a Guerra)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos