Geração X
Parando para pensar... Bemvindokc

Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...


Participe do fórum, é rápido e fácil

Geração X
Parando para pensar... Bemvindokc

Olá Visitante, você não está logado...
Por favor efetue seu Login.

Se ainda não possui cadastro, aproveite é grátis e muito divertido estar entre os membros dessa comunidade!!!

Seja Bem Vindo...
Geração X
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parando para pensar...

3 participantes

Ir para baixo

Parando para pensar... Empty Parando para pensar...

Mensagem por Tosta Sex Mar 11 2011, 21:20

Parando para pensar... 200x200_8575420852

Estou lendo um livro chamado Pais Brilhantes, Professores Fascinates de Augusto Jorge Cury...
O livro em si não é nenhum clássico da literatura nacional, mas tem me colocado muito a pensar sobre o papel da educação na sociedade e como existem inversões de valores em relação a frases como: "escola é que faz o futuro do país" ou "educação vem de berço..."

Analisem as seguinte frases...

• Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser
• Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade
• Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar
• Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos
• Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos
• Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias
• Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem

...

• Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente
• Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade
• Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção
• Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar
• Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis
• Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula
• Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida

...

Há um tempo atrás, escutei uma frase de um grande amigo...
"Só quero ter filhos quando poder passar para ele um terço de toda educação que meu pai me deu"...

Esse frase desde então foi sempre muito firme em minha mente pois sempre pensei de tal forma mais nunca havia conseguido elaborar uma sentença lógica para a mesma. E vocês o que acham...

Parando para pensar... 868424 Educação vem der berço ou é coisa de escola/mundo???
Jeito de ser??? O erro de crianças mau educadas está nos pais???
Tosta
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Parando para pensar... Perloi14
Parando para pensar... 11101010
Atuação no Fórum : Parando para pensar... Very-g10

https://geracaox.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando para pensar... Empty Re: Parando para pensar...

Mensagem por Jack Sáb Mar 12 2011, 03:23

Ahhhhhhhh Sr. Augusto Cury...deveria escrever mais livros sobre como arrancar dinheiro de leigos copiando indiscriminadamente best-sellers gringos, e só trocando as palavras por frases mais bunitinhas...ai sim estaria em casa...

Mas enfim...acho que toda leitura é essêncial, portanto não fique bravo comigo Tosta...só acho que existem coisas melhores, mesmo porque te acho inteligente véras pra esse tipo de livro cara...ainda mais porque te considero uma das pessoas mais críticas que eu conheço... :013:

Mas vamos lá...

Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade

Filho subnutrido mas inteligente...ok anotado!

Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos
Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias

E existe diferença?

Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem

[001] Juro que não entendi o que ele quis dizer...sério...

Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente

[001] Juro que não entendi o que ele quis dizer...sério...²

Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção

Tanto pensamento lógico, quanto inteligência emocional (essa aprendida através das interações com todos, e não só com professores "brilhantes") são importântes...é um de-serviço dizer que uma é mais importante que a outra...é o mesmo que dizer inglês é mais importânte que matematica básica...

Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes resolvem conflitos em sala de aula

Aqui ele meio que se contradiz com:

Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida

Uma vez que comportamentos são gerais para a vida (e corrigir comportamentos, dependendo do modo e do que ele entende por comportamento é claro, não é só somente castigar ou puxar a orelha), e um mestre que queria "ensinar para a vida" são deve então resolver conflitos na sala?

Pra não dizer que ele tem "conselhos úteis"...esses até valem a reflexão:

• Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar
• Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar

Muitos de vocês irão ver o nome desse senhor, dividindo as prateleiras de psicologia com grandes nomes como Jung, Freud, Skinner, Perls, Moreno...entre outros em algumas livrarias...mas ele NÃO É PSICÓLOGO, é um psiquiatra (por mais que muitos não saibam existe um ABISMO teórico entre essas profissões) com formação em psicologia social, que vende seu peixe na área, mas que no final das contas só mistura teorias completamente heterogêneas em uma salada teórica, e a partir dessa, inventa mil "receitas" de como agir ou ser...

Por fim...aos que quiserem ler o mesmo, fiquem a vontade, mais não esqueçam que a única coisa que esse "guru espiritual" almeja é lucro...independente de como ou com base em que...
Jack
Jack
Moderador
Moderador

Mensagens : 165
Idade : 34
Geração X Evolution System 1.0 Parando para pensar... Per0210
Parando para pensar... 11101010
Atuação no Fórum : Parando para pensar... Very-g10

http://www.estranhoblogdejack.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando para pensar... Empty Re: Parando para pensar...

Mensagem por Tosta Sáb Mar 12 2011, 16:11

Jack escreveu:Ahhhhhhhh Sr. Augusto Cury...deveria escrever mais livros sobre como arrancar dinheiro de leigos copiando indiscriminadamente best-sellers gringos, e só trocando as palavras por frases mais bunitinhas...ai sim estaria em casa...

Calma rapaz... Já ficou nervosinho???

Jack escreveu:Mas enfim...acho que toda leitura é essêncial, portanto não fique bravo comigo Tosta...só acho que existem coisas melhores, mesmo porque te acho inteligente véras pra esse tipo de livro cara...ainda mais porque te
considero uma das pessoas mais críticas que eu conheço... Parando para pensar... 68324

Obrigado por me considerar inteligente e critico...Mas puts Jack, você leu o tópico antes de escrever isso tudo?? Ou só leu o nome do Cury e já saiu passando graxa para o povo sentar em cima???

Eu comecei dizendo...
Tosta escreveu:O livro em si não é nenhum clássico da literatura nacional, mas tem me colocado muito a pensar sobre o papel da educação na sociedade e como existem inversões de valores em relação a frases como: "escola é que faz o futuro do país" ou "educação vem de berço..."

A idéia do tópico era uma reflexão sobre educação em geral cara...
Tosta escreveu:Há um tempo atrás, escutei uma frase de um grande amigo...
"Só quero ter filhos quando poder passar para ele um terço de toda educação que meu pai me deu"...

Esse frase desde então foi sempre muito firme em minha mente pois sempre pensei de tal forma mais nunca havia conseguido elaborar uma sentença lógica para a mesma. E vocês o que acham...

Parando para pensar... 868424 Educação vem der berço ou é coisa de escola/mundo???
Jeito de ser??? O erro de crianças mau educadas está nos pais???

O livro do Cury era só pra ilustrar o tópico e abordar o assunto...
Tosta
Tosta
Administrador
Administrador

Mensagens : 391
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Parando para pensar... Perloi14
Parando para pensar... 11101010
Atuação no Fórum : Parando para pensar... Very-g10

https://geracaox.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parando para pensar... Empty Re: Parando para pensar...

Mensagem por Rogermalatiko Qui Mar 17 2011, 16:15

Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser

Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade

Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar

Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam
os filhos para os fracassos
• Bons pais conversam, pais
brilhantes dialogam como amigos
• Bons pais dão informações, pais
brilhantes contam histórias
• Bons pais dão oportunidades, pais
brilhantes nunca desistem

"escola é que faz o futuro do país" ou "educação vem de berço..."

tenho um modo de ver muito simples cara, atribuir educação as
escolas publicas e ate mesmo particulares, simplesmente nao é
o correto pois eles teem sim sua parte na educação das crianças,
mas a educação principal vem de casa, é impossivel uma escola
arcar com tudo sozinha, ate mesmo por que as proprias leis deste
pais as deixam de pes e mãos atados a respeito de tal assunto.
Mas uma coisa é serta as crianças de hj cara veem tirando o
sucego de qualquer um nao so pela má educação, mas pelas
influencias que encontram nas ruas chamadas de "Amigos".
Rogermalatiko
Rogermalatiko
Chegando Lá
Chegando Lá

Mensagens : 225
Idade : 35
Geração X Evolution System 1.0 Parando para pensar... Per0310
Parando para pensar... 11101010
Atuação no Fórum : Parando para pensar... Very-g10

http://twitter.com/rogermalatiko

Ir para o topo Ir para baixo

Parando para pensar... Empty Re: Parando para pensar...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos